agenciabethrive 1 comentário

Como nasceu a Automação?

Os primeiros passos da automação pode-se afirmar que veio através da construção de um moinho hidráulico para o fornecimento de farinha, no século X. Com o objetivo de reduzir a participação humana nos processos industriais, ainda que de forma arcaica, esta inovação surtiu grande efeito positivo no qual levou o crescimento de produção jamais observado naquela época.

Este mesmo moinho era capaz de substituir entre dez a vinte homens, dando desta forma, a largada a corrida industrial, onde o homem, desde então, direciona seu conhecimento ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Com a necessidade de produzir mais, com maior eficiência e menos esforço, a corrida industrial esquenta e a já na segunda metade do século XVIII houveram substituições (em larga escala) de trabalho braçal por máquinas que executavam a mesma tarefa com maior qualidade.

No período de Revolução Industrial existiram muitos influenciadores, onde inovaram ao automatizar inúmeros processos ao decorrer do período, porém separamos alguns que influenciaram diretamente a automação.

  • James Watt:
    James Watt foi um inventor, matemático e engenheiro que se destacou pelas suas melhorias introduzidas nas máquinas a vapor. Sendo a principal delas, a implementação do regulador de velocidade, no qual fio responsável por unir tecnologias pneumáticas e hidráulicas.
  • Michael Faraday & André-Marie Ampère:
    Faraday e Ampère foram um dos pesquisadores responsáveis pelo surgimento das máquinas movidas a eletricidade, em meados do século XIX. Ganharam destaque pelos seus estudos da utilização da eletricidade em conjunto com o magnetismo.
  • Thomas Edison:
    Conhecido por estar entre os maiores inventores e cientistas de todos os tempos, Thomas Edison financiou e patenteou inúmeras invenções, onde sua maior contribuição para a automação foi a lâmpada elétrica incandescente.
  • Gottlieb Daimler:
    Originalmente chamado por Däumler, Gottlieb foi o pioneiro dos automóveis, pois seu principal trabalho foi com motores de combustão interna a gasolina.

O que é Automação?

Depois de conhecer como nasceu e como foi a evolução da Automação, você deve está se perguntando: O que é Automação ? Sendo uma palavra derivada do latim, ela significa, mover-se por si.

Como vimos na história da Revolução Industrial, os estudos feitos pelos seus influenciadores eram sempre voltados a diminuição do esforço braçal e aumento da eficiência do trabalho.

— One Comment —

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *